Está disponível no youtube, dividido em 18 partes, o documentário considerado como o definitivo sobre a psiquiatria: O Marketing da Loucura; promovido pela Associação de Direitos Humanos.
Assistam, não é nenhum pouco tedioso.
http://www.youtube.com/watch?v=6X3Khv2ura4&feature=related
Esse documentário assustador revela a aliança entre as indústrias farmacêuticas e os psiquiatras na fabricação de doenças mentais com fins lucrativos. O marketing da loucura gera, por ano, 700.000 sérios efeitos colaterais, 42.000 mortes e muitos bilhões de dólares. Os problemas psicológicos são reduzidos a problemas meramente bioquímicos, baseada na teoria não comprovada do desequilíbrio químico cerebral. É a desculpa pro uso desenfreado de drogas psicoativas.
Resumindo bem o esquema apresentado no filme: propagandas farmacêuticas na TV americana prometem uma vida mais alegre e saudável para as pessoas. Um comprimido aparece na TV de um cara que, como todo ser humano, estará sobre certas pressões cotidianas, alteração de humor e preocupações. Porém, o que as industrias farmacêuticas fazem é tornar as dificuldades cotidianas e “normais” em sintomas de distúrbios psicológicos. Enganado pela propaganda, o cara procura o médico, que consulta seu DSM, um manual não científico de diagnósticos para doenças mentais. Aí está a aliança entre os psiquiatras e a indústria farmacêutica.
O problema é que todo comportamento humano está sendo rotulado como sintoma de doença mental. Segundo a lógica do DSM, somos todos insanos. Desconfiança é desordem de personalidade paranóica, ficar triste com a morte de um ente querido é ter desordem depressiva maior, ser tímido é ter desordem de ansiedade social, ter altos e baixos é ter transtorno bipolar. E os rótulos nunca acabam.
O DSM V pretende ser lançado em 2012 e irá conter: Desordem de dependência de internet, desordem de compras compulsivas, descontrole alimentar, desordem intermitente explosiva (a ira do motorista), e mais outras coisas bizarras.
Cada novo diagnóstico significa uma droga para TRATAMENTO, nunca cura. Cura não gera lucros. Aí o médico receita uma Thorazine (a lobotomia química), ou um Válium, Miltown, Prozac (antidepressivo que muitas vezes provocou suicídios ao redor do mundo inteiro), qualquer que seja a droga do momento.

A indústria farmaceutica chega até nossa sala de estar num regime diário e tenta nos convencer de que temos um problema e que eles podem resolve-lo com uma pílula. Isso é perigoso.
Não quero parecer nenhum marxista, que de fato, não sou. É preciso muita fé pra ser marxista. Não acredito em comunismo, em Jesus em Alá e nem no Homem-Aranha. Esclarescido isso, posso fazer meu comentário sem ser rotulado como esquerdiopata.
Produzir medicamentos para doenças que não existem, implica claramente em fraqueza de caráter. Uma verdadeira desgraça ética e moral. Mas como um sistema econômico que reforça a competitividade e a lei-do-mais-forte pode evitar efeitos colaterais de tamanha magnitude?
É da natureza do próprio sistema uma dinâmica simples: instituições se desfazem e outras se erguem. Como desenvolver um caráter sólido dentro dessa flexibilidade?
O bagulho é louco! Esse sistema pode estar botando na bunda de todo mundo, por mecanismos que a gente nem imagina.
Rodrigo, obrigado por comentar aqui no blog.
Questões complexas essas que você levantou. Parece que ser ético e ter caráter sólido é difícil atualmente, apesar de muitos discursos que louvam a ética e a colocam como salvação. Acredito que ações éticas valem mais que discursos éticos.
“Mas como um sistema econômico que reforça a competitividade e a lei-do-mais-forte pode evitar efeitos colaterais de tamanha magnitude?”” Não será o sistema que evitará que uma desgraça do tipo apresentada no documentário ocorra, tanto que não é do interesse do sistema evitar. Pessoas com valores mais humanos, incompatíveis com o capitalismo, que devem lutar pra evitar tais desgraças.
“Esse sistema pode estar botando na bunda de todo mundo, por mecanismos que a gente nem imagina.” E está botando! Abusando de nossa saúde mental e brincando com a linha tênue entre saúde e doença.
Noooossssssssssssa
muito interessante esse documentário!
adorei.
Ae Camila.. muito bom né.
Se saber de mais um legal, deixa o nome aí pra gente.
A partir do documentário marketing da loucura, aponte quais as questoes eticas envolvidas no uso de psicofarmos
Como é que a psiquiatria tem sido capaz de voltar a classificar o corportamento indesejado e os problemas emocionais como doenças?
Não ha um diagnostico comprovado, pois sabemos que qualquer tipo de patologia deve ser evidenciada. Não me surpreende ser apenas uma comercio para fins lucrativos, mas também tenho uma duvida. Não seria possível essa evidencia pela simples questão de um descontrole comportamental. Como por exemplo psicopatas, onde sempre demostra um comportamento não aceito pela sociedade.
A psiquiatria é usada pelos políticos e as elites pra manter o status quo, impedindo as pessoas indesejadas socialmente de atingirem a independencia financeira.
As elites sabem que o poder delas estará ameaçado se as pessoas diagnosticadas atingirem a independencia financeira e influenciaram a sociedade como um todo, a ponto de colocar o poder das elites em cheque.
Meu ódio pelo ser humano e por essa sociedade de merda cresce a cada dia e é culpa dessas elites mesmo. O psiquiatra não respeita a individualidade, e fica cobrando comportamento normal, tipo sair, socializar, ter vida social, fazer faculdade, viajar, sair na rua etc e usa o poder do Estado(polícia, bombeiros, militares) pra punir a força, intimidar, internar, aumentar a medicação caso eu queira viver uma vida diferente, em casa, sem cumprir requisitos de padrões sociais. Isso tudo me deixa com um ÓDIO gigantesco mesmo. Quem dera se eu pudesse matar todos os psiquiatras numa revolução comunista. Quem dera se eu tivesse inteligencia pra isso.
Eu não falei ao pé da letra. Falei na raiva. Mas é isso, esses psiquiatras abusam do poder que tem, como não odia-los? Eu espero que pelo menos a esquerda tome uma atitude contra eles.
Eu exagerei na minha fala, falei brincando, espero que não vá preso por ter falado isso. Mas é que nunca tive paz em minha vida, porque ja fui internado 2 vezes e sempre tem um psiquiatra me intimidando e querendo me forçar a ter uma vida normal igual a maioria. Eles criam conflitos entre eu e a sociedade, quando me forçam a sair na rua e me socializar com as pessoas(que não querem se socializar comigo, por isso gera conflitos). Tanto se fala que os excluídos devem ser felizes assim, mas os psiquiatras não respeitam isso, eles querem forçar, pelas ameaças, intimidação, violencia estatal, os pacientes a terem uma vida normal igual a maioria.
Eu falo aqui o que não posso falar na cara do psiquiatra, porque se falar na cara vou internado. Será que ate aqui vão me internar por ter falado o que falei?
Daqui a pouco vem os idiotas úteis ao sistema, querer minha prisão.
Eu tinha tudo pra ser um cara da paz, caseiro, mas meus pais merdapais e psiquiatras não respeitam isso, na tentativa de me incluir na sociedade a força, usando poder do Estado, tortura, criam conflitos entre mim e a sociedade, tiram todo potencial que eu deveria ter, para a paz.
tem algo de errado comigo, isso é fato. NÃO LEVEM A SERIO MEUS COMENTARIOS, FOI DESABAFO DEPRESSIVO
eu sempre cago tudo na minha vida, devido a minha extrema negatividade.
meu comentario foi só uma piada, eu naõ falei matar sério. tava só desabafando. mas é que é dificil não odiar psiquiatra, eles ja fizeram holocausto em barbacena e mesmo assim as leis continuam proibindo falar mal deles, é hipocrisia. que a esquerda fique do meu lado contra essa corja que irá me perseguir.
Mesmo se tivermos a razão a sociedade sempre nos odiará. Sempre nos compararão a esses caras que fazem tiroteio em escolas. Eu odeio viver num mundo como esse, onde as pessoas são babacas, espero que a humanidade chegue ao fim.
Se puder apaga meus comentarios eu agradeço
Eu sou escoria.